sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Referências

Abaixo algumas pessoas que foram muito úteis e me passaram muito conhecimento durante os últimos anos. Essa é magia de um livro, um vídeo ou alguém te esinando algo, aprendemos coisas numa velocidade que se fossemos por experiência própria levaria uma vida toda ou não seria nem aprendido.

- Phil Galfond e Ben Sulsky. Duas referências máximas do jogo e fazem vídeos consistentemente há anos. Phill Galfond ouço e me impressiona há mto tempo. A voz da razão. Me admiro com sua lógica avançada das decisões. Sulsky, o mago do No Limit, em termos de NL nunca ouvi tanta informação interessante e útil. O q estes dois dizem, influencia bastante o jeito que se joga poker, mais perceptivel ainda nos níveis mais altos. Em termos de jogadores, foram os que mais me influenciaram.

- Livros do Ed Miller e o livro a "How to Be a Poker Player: The Philosophy of Poker" do Haseeb Qureshi. Faz tempo que já li os livro do Ed Miller, e todos foram muito bons. Acredito que o material ainda esta muito relevante e de grande impacto no jogo de qq um q ler. Informação técnicas avançadas de um jogo poker que se modernizou ao longo de sua história. Já foca pesado no jogo de frequências, entendendo que essa é a verdadeira realidade do jogo. Ele escreveu vários e me proporcionram diversas ampliações no jeito que entendo o jogo. O outro livro, do autor Haseeb foi o livro mais influente na minha carreira d pkr. Posso lembrar de umas três idéias que esse livro me passou, entre muitas outras tb reveladoras, que se alguém não tivesse despertado e me falado elas claramente, teria faltado na construção desse momento. Não é como os livros do Ed, q falam da parte técnica do jogo. São tópicos sobre assuntos diversos do poker como controle de BR, tilt, leveling, etc, assunto de peso muito grande pra um jogador. Acho esse segundo imperdível.

- PeterJoseph*: este não joga poker e sua ocupação primária acredito ser documentarista. Fez 3 docs que me chocaram e chocam a maioria dos que assistem. Esta fazendo um quarto doc. Fala de religião, política, guerras, mercado, capitalistmo, bancos, meio-ambiente, evolução da terra e da civilização humana. Mostra padrões e tendências do nosso mundo, e que assustam. Com os documentários, um movimento foi criado, o Zeigeist Movement. Este, em um conjunto de forças e autores, escreveram um livro, distribuído gratuitamente, e que aponta e justifica atráves de inúmeras referências, pra onde estamos indo. Por exemplo, como explicar que nossa economia é baseada num consumo cíclico e infito de recursos, que precisa estar em constante crescimento, sendo que estamo num planeta onde os recursos são finitos? É perturbador pensar que não estamos longe de ter q lidar com severas consequências desse modelo atual. * Corrigi o nome. Tinha colocado 'Phil'

- Allan Watts. Um cara que ensina a filosofia oriental, da escola Budista, e ensinando a religião, tradição, filosofia Zen. Ouço as palestras dele, em geral antes de dormir ou qdo estou acordando, e algumas vezes durante uma sessão mais tranquila. Estas me deixam num estado de contemplação sobre o q todos nós estamos experienciando. Uma vida, e ainda por cima, conscientes que estamos vivendo uma vida. Isso é muito louco. Os animais não possuem isso, só os humanos. Nós conseguimos pensar que estamos pensando. Bom, esse cara promove uma jornada em nossa consciência, pelo universo, pela interconexão entre todos os elementos e formas de vida do universo. Como estamos falando de Zen, meditação é uma ferramenta central na vida deles - e deveria ser da nossa. Essa atividade, é um antídoto para acalmar nossa mente. Uma mente destreinada pode, literalmente, te levar a loucura. Através do entendimento do conceito e prática de meditação, pode-se controla-la melhor. Já estamos muito poluídos com prograndas, trabalho, burocracia, poluição sonora, falta de tempo, etc. Se deixarmos apenas rolar, logo nossa mente esta muito agitada e incontrolavel.

- Vegetarianismo - referências abaixo. Há uns dois anos que optei por ser vegetariano, depois de analisar algumas dietas, pesquisar causas de doenças, ler alguns livros e ter mais base pra uma decisão. Foi uma gratificante mudança. Gosto de ser assim agora. Eu diria que ser jogador de poker e ser veg combinam muito! Somos pessoas que nao precisam fazer força pesada durante o dia e passamos nossa vida praticamente sentados. Assim temos tendência natural a acumular peso, dependendo de nossa alimentação. Baseando a maior parte do que comemos em alimentos vivos, que são frutas, legumes, folhas, graos, jogamos contra essa tendência. Queremos alimentos que nos deem energia de forma rápída e limpa, q proporcione um funcionamento do cerébro com maior presença de momento, velocidade e clareza de pensamento. Hoje saio da mesa e me sinto bem, antes ficava mais afetado e cansado. Tem a questão dos animais, isso é central tb, sabendo que dava pra evitar, ajudou o processo. Tbm acho q esse movimento é um movimento anti-estabelecimento. Pelo q pude ler, quem opta por ter uma dieta boa e vegetariano tem menor probabilidade de precisar de auxílio médico, precisa-se menos espaço para produzir sua comida, e nao polui o ambiente através de produção massiva não-sustêntavel de animais. Tu esta mais adaptado ao meio-ambiente, sem ajuda de terceiros, empresas. Existe tanto a indústria de produção de alimento, como a indústria de produção de curas e ambas, querem se estabelecer, crescer e prosperar. As vezes nos tornamos vítimas dessas vontades. Os materiais que eu me deparei na são: Gerson Therapy, uma terapia via alimentaçao veg, muito impressionante; China Study, um livro com diversas pesquisas sobre o dietas e suas implicações na saúde; Food Matters, um doc bacana; 80/10/10 um livro sobre uma dieta praticamente frutivera. Todos estes me influenciram. Não sei o qto preciso seria ligar minha ascenssão aos rankings com essa dieta, mas elas ocorreram em períodos que parecidos.

Há diversos outros, alguns musicais, outros políticos, artistas, familiares, amigos. Estes acima são alguns q selecionei com carinho, posso chama-los praticamente de amigos de tanto tempo q passo com eles. Haha até mais!

7 comentários:

Gustavo disse...

Obrigado pelo texto. São dicas muito valiosas. Quero me espelhar mais em você. O pouco que conheço de você e do seu trabalho me levaram a admirá-lo. Abraço! E parabéns pelo resultado de chegar ao topo.

Unknown disse...

Muito Obrigado pela partilha, gostei muito:)
Força João e Abração

Unknown disse...

Cara te admiro demais,tanto seu jogo, mas principalmente seu estilo de vida que leva a vc ser um vencedor na vida. Tento copiar ao máximo toda idéia que vc passa, seja vegetarianismo, meditação, idéias para melhorar o jogo e a vida! Um dia parei pra ler tudo que tinha em seu blogue, mesmo não estando atualizado há um tempo, mas era uma forma de saber muito mais como vc vivia e encarava a vida. Como o Goffi falou, a gente tem que se inspirar nas pessoas de sucesso e copiar e saber o porque das coisas que ela faz e vc é motivo de grande inspiração! Abraço João, continue sempre melhorando e comentando sobre tudo!

Unknown disse...

Cara vc é de mais mesmo!! Sem palavras ������������ídolo máximo

Junior disse...

Muito bom, parabéns e muito sucesso na sua carreira.

Unknown disse...

Obrigado por reativar o blog João! Posso dizer que acompanho desde os primeiros posts, quando estava descobrindo o poker, e nessa época foram de grande influência para mim. E hoje com esse último texto fica fácil constatar que continua influenciando positivamente tanto ou mais que outrora. Continue escrevendo!

Abraço monstro sagrado

Gabriel Trettin disse...

Obrigado amigo por compartilhar.
Abraço.