segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Heads-up!

Uma modalidade que venho me divertindo muito e tendo certo sucesso são torneios e SNG heads-up. Eu vinha praticando SNG HU como forma de aperfeiçoar meu jogo para finais de torneio. Podia ter um melhor aproveitamento nessas situações, já que a diferença de premiação de segundo para primeiro é bem significativa.
Minha primeira experiência veio quando através de uma promoção de um site, consegui de graça $50 no Titan Poker. Transformei esse valor em 3k, jogando apenas SNG HU. Depois queimei tudo em torneios, lol. Então retomei no FTP, como forma de estudo e como uma alternativa aos longos torneios. Apesar de gostar de SNG HU, minha grande preferência é por torneios shootout heads-up. Não tenho grandes conquistas em termos financeiros, mas pelos poucos torneios jogados, fico contente com os resultados. Ganhei duas vagas para o segundo Latin America HU do FTP, uma pelos satelites regulares e outra pelo free-roll do Superpoker. Fiquei em décimo terceiro em um mini-ftops, depois de vencer em torno de 12 matches seguidos. E mais alguns resultados menores.
O que mais gosto dessa modalidade é o fato de poder(e dever) explorar os adversários mais facilmente que em mesas cheias. Como vc não escolhe oponente, aparece de tudo. Desde pessoas selecionando mãos como se estivessem jogando mesa full, até maníacos que jogam 100% das mãos. Nessa ambiente é preciso saber o que fazer contra cada tipo de jogador. Isso se torna útil também em situações full table, pois a maioria dos potes são jogados heads-up, particularmente situações blinds vs blinds.
Meu gosto por esse jogo vem do fato que em estruturas favoráveis é possível explorar adversário de forma que uma partida pode ser finalizada sem precisar flipar uma única vez. Isso mostra o verdadeiro lado do poker.
O fato de que vc sempre está envolvido em uma mão é perfeito para tirar rápidas conclusões sobre os adversários. Basta algumas maos jogadas e já se pode ter uma leitura útil e moldar seu jogo para maximar seu retorno contra este adversário. Por exemplo, se ele está foldando muito para seus aumentos de botão, aumente 100% das mãos quando SB. Se ele está 'three-betando' muito pré-flop, diminua seus aumentos de botão, aumente seu range de call depois de um reraise do bb e aumente seu range de 4 bet. O que vc está buscando é não ser explorável e ter um jogo balanceado. No poker isso normalmente é fazer o oposto que seu adversário.
Se detectar um adversário tight-agressive, tente jogar loose-agressive. Contra um adversário LAG, jogue TAG. Contra adversários tight-passive, jogue ultra loose-agressive. Contra ultra maníacos, jogue tight e até passivamente em certas situações(rope-a-dope = deixe ele se afundar).
Jogo mano a mano são bem complexos. Se vc estiver começando no poker, não aconselho-os. Li um livro muito bom sobre o assunto, chamado "Heads-Up No-Limit Hold'em", do Collin Moshman's. Acho que vale muito a pena para qualquer jogador de poker, pois situações heads-up são constantes.
GL ALL.

Nenhum comentário: