quarta-feira, 22 de julho de 2009

Objetivos de 2009!

Em uma das poucas postagens de 2009 citei os objetivos que tinha para esse ano, tanto no ramo online, quanto no live. Na verdade, não lembrava mais de todas as metas que tinha estabelecido e quando li novamente o post, vi que já atingi a maioria delas e estamos apenas na metade do ano.
Uma coisa que de certa forma vinha me pressionando era que eu não tinha um grande resultado no online. Mas talvez o que faltava mesmo era encarar todos os torneios do FTP, não importando o stake. Comecei a jogar todos os torneios high-stakes do Full Tilt e Party. Jogo o 1k Monday, 100+R, 150+R, $535 freezeouts no ftp e 1M GTD e High-roller no Party. No PS estou jogando apenas o Sunday Million, Sunday 500 e Wednesday $320. É bem confortante perceber que mesmo eventos de buy-in alto estão cheios de jogadores fracos e há muito valor nesses torneios.
E logo apareceu o resultado. Na segunda vez que joguei o 1K Monday cravei esse torneio. Foi realmente algo muito especial na minha carreira e meu deu muita confiança para buscar outros bons resultados. Fiquei pensando se jogaria esse torneio de forma diferente, considerando o valor alto do buy-in. Porém isso não ocorreu. Logo é possível flagar os mesmos erros cometidos em buy-ins menores e já me senti em casa.
A maior diferença destes torneios para os menores está no nível de agressividade. Há uma tendência maior de se encontrar jogadores muito agressivos do que passivos. Próximo a bolha da FT do 1K Monday minha mesa tornou-se extremamente agressiva, com muito raises, 3-bets e 4-bets. Apesar de não estar com medo de cair naquela momento, não tive muitas oportunidades de acumular fichas. Estava card-dead e abrir raise para tentar roubar os blinds estava sendo suicídio. Entrei a mesa final com apenas 10 big blinds e era o último em fichas. Mas daí já dobrei na primeira mão, dobrei de novo quando paguei um resteal, dobrei outra vez acertando um set contra overpair... e daí deu no que deu!
Esse foi um objetivo cumprido: acertar um grande prêmio no online e continuar jogando bem.
Também queria ficar em segundo lugar no ranking PocketFives Brasil. Estou atualmente em terceiro, mas até o final do ano consigo no mínimo o segundo lugar.
Outro objetivo era manter um Retorno de Investimento(ROI) de +-100%. Mesmo que dobrei de valor a Média de Buy-in(ABI), estou conseguindo ter um ROI superior a 100%. Atualmente é de 129% para torneios disputados em 09, mas se basear em um número coletado após uma grande vitória é meio irreal. Acredito que 100% seja um número razoável. Um ajuste que tem relação direta ao ROI é de sempre visar o primeiro lugar. Isso deve ser colocado em prática mais para o fechamento do torneio. Nem pense em deixar passar uma jogada claramente EV+ para esperar alguém cair antes e o prêmio aumentar.
No poker live não há muitas novidades. Não fui jogar o LAPT Punta Del Leste por motivos emocinais. Estava em uma fase ridícula na internet, tomando muitas bad-beats e isso tinha afetado um pouco meu jogo naquele mês. Não estava jogando meu melhor. Fair Enough! Decidi não ir! Quanto a WSOP a coisa foi um pouco mais complicada. Joguei diversos torneios que premiavam pacotes para o Main Event. E consegui ele através do Party Poker. Fiquei muito contente com a possibilidade de jogar nos EUA. Porém não consegui/mederam visto a tempo. Fui a SP para fazê-lo e exigiram um visto de trabalho(WTF?! *#$!%ers!). Não tinha como conseguir isso, pq não trabalho para nenhuma empresa e nem vou aos EUA a trabalho. Estava indo JOGAR poker. Fiquei um pouco frustrado com a situação, mas me dei conta que fiz tudo que pude. No poker aprendemos que mesmo fazendo a coisa certa nem sempre vencemos. Mas nem por isso deixamos de fazer a coisa certa. Ou pelo menos deveria ser assim... lol
Para consertar a situação, anunciei o pacote no 2+2 e consegui negociá-lo com um americano. O fato de o Party Poker não fazer a troca do valor do pacote por cash é rudimentar! Anyway, perdi um pouco de valor, mas mesmo assim ter jogado os satélites pro ME foi lucrativo.
Agora os que joguei foram o BSOP Curitiba, o Zahle 500K, o Sudamericano e um torneio lixo(Clube Tronicx vocês são uma piada!). Nenhnum ITM. Viajar para jogar eventos BSOP pelo Brasil é algo que não deve ser feito visando o lucro. Há muitas despesas e desgates da viagem. O torneio é bem bom, mas o valor do buy-in não compensa a locomoção. Acredito que torneios a partir de 2k reais de buy-in pode começar a fazer sentido EV wise.

É isso! Que venham as FTOPS!

3 comentários:

Mona e Mano disse...

Parabéns tchê!
Venho acompanhando seus resultados e vc está destruindo mesmo!
Uma lástima não ter conseguido o visto pro WSOP, mas bola pra frente!
Vais jogar o BSOP POA? Pretendo dar uma passada por lá, e se conseguir uma vaga por satélite quero jogar!!
Abração e GL!
Serguem

João Mathias disse...

Opa!
Obrigado pelos elogios!

Ainda n sei se jogo o bsop poa, pq tá rolando as ftops e vai ter o torneio de 2.5.k no sab.

GL!

Unknown disse...

E ae Joao!!! Parabens pelos resultados no online cara!! Se vc se lembra, almocamos juntos la no 30K do tronicx no dia 2, estavamos eu e minha namorada... Inclusive peguei seu e-mail na ocasiao para trocarmos umas ideias mas acabei o perdendo. Se possivel, me envie seu email novamente para o meu mail: leonel.pavlak@gmail.com

obs> Realmente piada o tronicx ne??

Grande Abraco e bom grind na net!!

Leonel Neves