sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

...e deu resultado!

Havia dito que a melhor forma de evoluir era analisar suas próprias mãos, fora do game. Começei a fazer isso, há umas duas semanas, quase diariamente. E funcionou muito bem!
Pra quem usa Holdem Manager, isso fica muito fácil de ser feito. Todas as mãos dos seus torneios ficam armazenadas ordenadamente e há uma função de replay. É possível assistir todo o torneio ou apenas as maos que escolher. No janela de replay aparecem todas estatíscas oferecidas pelo HH, facilitando a análise.
A primeira mão que abriu minha cabeça, jogada nos wcoops, foi a seguinte: blinds 75/150, stack efetivo de 8.5k fichas(meu stack). Eu de hijack abro 88. Se rodar em fold até minha posição normalmente abro ali 25% das mãos(22+,A5s+,K9s+,Q9s+,J8s+,T8s+,98s,87s,A8o+,KTo+,QTo+,J9o+,T9o). O botão, que era agressivo, mas não maníaco, me volta reraise. Nesse momento meu par de oito se torna miserável. Parece fraco foldar uma mão tão forte com essa. Mas não posso dar call, pois apesar de ter odds aproximados para acertar um set, a range dele inclue AK, AQ e blefes que se não acertarem o flop, não vão dobrar minhas fichas. Também estarei sem posição e ficará difícil dar calls em streets posteriores. A opção que considero menos pior seria dar 4 bet e foldar para um 5 bet allin. Isso tranformaria meu par em blefe, mas é uma saída. Porém considero o fold a melhor opção. Analisando por stacks: tinha em torno de 55bs, ainda não havia ante. Esse stack é bem ruim para um 4 bet allin. É possível o 4 bet-fold, mas como ainda não há ante, o pote não está tão inflado. O call está descartado. Foldar é a melhor solução.
Analisando a mão pela lado do vilão. Vamos considerar que abro 25% das mãos sem ante, de hijack. Com qual % de mãos continuo depois de um 3 bet do botão? 3% das mãos(JJ+,AKs,AKo)! (Como vc jogaria AQ e TT aqui?) Ou seja, dos 25% inicias sobram apenas 3% das mãos! Isso é altamente lucrativo, pois estou foldando 88% do meu range inicial.
O pote inicial tinha 75+150(blinds)+400(meu raise)=625 fichas. Se ele 3 betar pra 1250 já vai estar ficando no zero se eu foldar 66.6% do meu range inicial(no caso estou foldando 88%).
Não vou complicar mais o problema, mas teríamos ainda muitas outras variáveis pra lidar: o vilão ainda pode levar o pote no flop, turn, river; antes podem ser adicionados e isso tbm favorece o 3 bettor; a range de 3 bet do vilão precisaria ser considerada.
Enfim, quis mostrar como é lucrativo dar reraises pre-flop. Mesmo em situações sem ante há várias chances de 3 betar e/ou dar squezes. Foi muito interessante eu me deparar com essa mão. Acredito a forma que joguei o 88 é bem explorável, mas dado stacks, level do torneio, acho q foldar é a melhor decisão.
Depois que essa ficha caiu, comecei a usar muitos 3 bets inteligentes. 3 betar light pre-flop está fortemente associado com gameflow, tamanho de stacks e estilo dos jogadores que abriram e/ou pagaram. É importante fazer isso também para dar mais valor à suas mãos premiums.
Bom, começei a dar mais raises e reraises pré-flop. Isso tornou meu jogo de abertura muito forte. Sempre mentalizo durante o jogo. "Meu jogo pré flop está muito forte. Estou conseguindo fichas muito mais facilmente que antes. Reconheço novas oportunidades de ter lucro. Não se meta em grandes moves post-flop. Floats e 3 barrel bluffs não são muito nescessários. Keep it simple." Obviamente dou cbet em grande % dos flops, mas tento parar por ali. Não acho muito nescessário continuar com moves q exigem grandes qtdes de fichas.

Outra coisa, achei uma ferramente muito interessante na internet. É uma planilha que calcula equidade de shoves para mtts. O input é seu stack, oponentes que faltam falar, valor do big e ante e range de call dos adversários. Vale a pena tirar um tempo pra aprender direitinho. É uma ferramente para afiar seu push ou fold.
Tá aí o link: http://download726.mediafire.com/mxmz4olsljhg/ttryngvmoey/PushBot+Rev+2.0.xls

E deu resultdo pq...

Primeiro pq fiquei em quarto no Sunday Million, no dia do meu aniversário! :)
Parece que agora aprendi a jogar ps. A maior diferença é que no começo os blinds pressionam mais no ps, mas a estrutura de middle e late game é muito boa.
Também pq ganhei, em uma noite, dois torneios do fulltilt. Me deram mta confiança! Terceiro, havia planjeado ficar em segundo no p5s e agora estou!


Back to real life... minha nega e eu voltamos! E isso foi ótimo! ;)

É isso aí, abraço!

3 comentários:

tiana disse...

Quanto orgulho que eu sinto de ti!

And...it's always better when we're together :)

CintosdaModaJK disse...

Parabén sucesso você vai cravar um SM ainda joga muitoo

BAD BEAT TEAM PRO disse...

parabéns joão "messi" mathias, aueauhe!

mto bom esta idéia que você deu, começei a gravar meus jogos nas mesas e estou começando a analizar minhas próprias mãos, assim, corrindo aos poucos e desenvolvendo um ótimo jogo.
Parabéns, te desejo mto sucesso, vc joga mto :)


Carlos "gutAoALLIN" Augusto