terça-feira, 28 de setembro de 2010

Poker Trip Report: EPT London


Heya!
A parte londrina da trip está quase chegando ao fim. E espero acabar em grande estilo aqui no EPT London.
Estamos aqui há um mês e uma semana. A maior parte desse tempo foi investida nos WCOOPS. Apesar de não ter tido praticamente nenhum resultado neles, foi uma grande experiência. Jogar essas estruturas lentas exigem outras qualidades e é um grande treino para os grandes eventos ao vivo, que possuem jogabilidade similar.
Encarei vários torneios de outras modalidades e não apenas NLH. Em geral joguei bem esses jogos, mas ainda existem muitas e muitas situações que eu realmente não sei qual linha adotar. O importante é saber disso, pois fica fácil consertar sabendo qual é o problema. Estou empolgado para voltar aos estudos, mas vou deixar isso pra quando voltar ao Brasil.
Minha atuação no NLH foi média. Vinha de um período muito bom e talvez tenha ficado um pouco overconfident. Essa ressaca é bem normal pra mim e já passei por isso antes. Isso é bem interessante. O ciclo é mais ou menos esse:
1. estou rodando mal e jogando mal
2. começo a jogar mais tight e menos dinheiro
3. volto a ganhar e começo a subir em confiança e stakes
4. chego nos high stakes e tenho ótimos resultados por alguns meses
5. fico muito confiante e começo e jogar agressivo demais e talvez caro demais
6. começo a jogar mal e rodar mal
7. baixo stakes e começo a jogar mais ABC
8. go to 1
Como dá pra ver a adaptação é contínua. Não dá pra ficar parado.
Essa última semana agora vai ser dedicada ao EPT London, o evento mais importante que já joguei. A atmosfera desse lugar é sinistra. É um evento top e estar aqui no meio disso tudo já é um objetivo atingido por si só.
Ontem joguei o primeiro dia do Main Event. É uma loucura a qtde de jogadores bons que se vê aqui, tanto do live, quanto do online. "Olha o mement_mori aqui na minha esquerda! PureProfitFour e MOORMAN1 ali na mesa da frente. Então chega na minha mesa bedias e Kingsofcards. Ô o mendieta passando ali atrás. Conheço esse ali também, é o HITTHEPANDA. Também tem o Negraenu ali dando uma entrevista, o Jason Mercier 3-handed no 8-game de 2k, a Vanessa Rousso arrasando, etc, etc, etc". Crazy stuff!
Apesar disso peguei uma mesa muito boa e um table draw melhor ainda no ME. Consegui estabelecer um plano muito bom e aplicar praticamente o jogo que aplico na internet. Me aproveitei de dois jogadores muito tights que estavam 4 e 5 seats to my left. Estava abrindo qualquer coisa em cima deles e roubando tudo. O único incoveniente era dois calling stations que estavam 2 e 3 seats a esquerda, que poderiam me pagar em posição e acabar com meu roubo. Mas como sempre acontece, esse tipo de jogador começa a ficar mais tight a medida que o torneio progride. Mement_mori estava a minha esquerda mas ele não me encomodou. O jogador mais agressivo da mesa, Kingofcards, caiu na minha direita e eu consegui vantagem sobre ele, 3-betando e em duas situações de small contra big. Joguei small-ball, as usual, e o maior pote que joguei não passou de 30k. Gostei muito que cresci de maneira muito segura, sem correr riscos. Gosto das minhas chances nesse torneio. Fim da história, acabei o dia 1 com 85k, média 65k, blinds 600-1200.
Hoje vou jogar o turbo de 1k libras com bounties. Estou com vontade de um pouco gambling. Outro torneio que pretendo NÃO jogar, mas caso cair do principal vou engatar é no 1k libras Heads-Up, no próximo domingo.
Faz algum tempo que não escrevo artigos técnicos. De maneira alguma quero transformar esse blog em um espaço que só falo de mim, de meus torneios, meus ganhos e perdas. Gosto muito dos artigos sobre estratégias, táticas, jogadas, mas até eu retornar pro Brasil não pretendo escrever nada. Mas não se preocupem, eles voltarão.
Grande abraço.

7 comentários:

Anônimo disse...

Arrebenta no ME!! GL

Unknown disse...

Boa João...gl amanha ai!abs

GUSTAVO SOBRAL disse...

Cara, gosto muito do teu estilo e da tua busca incessante pela evolução -- que todo bom jogador deve ter -- sede de crescer e melhorar SEMPRE! Te admiro por isso meu amigo! Grande abraço, Sobral.

Unknown disse...

João, com vc vê a defesa de blinds? Ainda mais agora com esses raises menores? Vc defende seu BB? Eu vejo que nos mtt de buy in maiores online pelo menos não se defende muito. Por outro lado, o pessoal de cash games high stakes parece que defende mais, acho que mesmo em MTT live, não é?
Num torneio online padrão vc acha muito alto o custo de adquirir a reputação (que dá vantagem, eu acho) de não deixar roubarem seus blinds?
E com a moda do mini-raise, vc prefere a 3-bet pra defender?
Se vc quiser/puder falar um pouco sobre isso acho que seria legal
Abraço.

João Mathias disse...

Valeu pelo apoio galera! Gosto muito dos comentários e perguntas.
Boa sorte na tua série de torneios Sobral. Boa iniciativa!

Adalberto, eu tenho um post sobre defesa de blinds. Talvez esteja um pouco ultrapassado, mas tá valendo pra um começo. Procura aí! Mas de modo geral não sou muito defensor de blinds. É verdade o que vc falou que em high-stakes os jogadores não defendem tanto os blinds, pq tem a noção de como é difícil tornar essa jogada profitable. Eu costumo defender mais blinds contra jogadores ruins e/ou muito looses, ou então com algum plano de dar check-raise ou float. Não acho que vale a pena a pena adquirir a reputação de defensor de blinds. Acho melhor tu adquirir a reputação de ladrão de blinds e deixar que o bb te defenda mais light, pois vc vai poder tomar melhores decisões post-flop tendo posição. Acho q 3-bet é uma alternativa melhor que só pagar, mas não abuse se não os jogadores começarão a te pagar em posição. Moral da história, tente ganhar dinheiro jogando em outras posições e minize o dinheiro perdido qdo no SB e BB.


Abraços!

Unknown disse...

Ai joão,nunca pensou em ser colunista de alguma revista?Ia ser legal ler teus artigos!

Abs

Unknown disse...

João,outra coisa que queria te perguntar e esqueci.Ja li em algum lugar que tu também usa o HM.Vi em um video teorico de cash que o ''ideal'' entre o VPIP e o PFR é de 5.Tu acha que para torneios isso se encaixa?

Valeu abs