quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Open Shove Calls and more.

E aí!
Depois de começar a usar a open shove sheet tive uma boa melhora no meu game. Eu tinha um jogo push or fold bem descente até, pois sempre quando consulto a planilha é uma situação borderline. A mão que eu tinha tava no bottom da range das mãos que era aconselhável o push ou não aparecia por pouco. Mesmo assim algumas situações eu não estava jogando certo e agora posso consulta-la rapidinho e fazer o dever de casa.
A planilha de calls é mais surpreende ainda. Ela é bem mais loose do que quase todos os jogadores praticam. Ainda não assimilei completamente esses dados, mas vai ser muito interessante adicionar essas novas situações profitable de calls.
Vou dar um exemplo que aconteceu comigo em um torneio que joguei um dia depois de assistir os vídeos da planilha de calls e que, então, eu sabia que era borderline. Ao invés de utilizar a sheet vou mostrar como se faz isso manualmente(vale tanto pra open shoves com pra calls). Todo esse estudo foi baseado nessa ferramenta online, que é bem fácil de usar.
O site é o holdemresources.net e a ferramente é a ICM Nash Calculator. Os inputs são o SB, BB, ante e a estrutura de payouts. No caso quero apenas um cálculo chip EV, o que significa que o primeiro colocado ganha tudo. No caso de um SNG single table seria 0.5,0.3,0.2, mas pra nós apenas colocamos 1. É importante relembrar que em mesas finais de MTTs esses valores mudariam.
SB era 250 e BB 500, com ante de 100(55+R Turbo Big Antes). A mesa era a seguinte:
Table 9-max Seat #4 is the button
Seat 1: UH Big Tex (5034 in chips)
Seat 2: Birips (13475 in chips)
Seat 3: CPT CRUX (30432 in chips)
Seat 4: tRaMp$d0PrAy (8801 in chips)
Seat 5: joaoMathias (3292 in chips)
Seat 6: jipvis (7868 in chips)
Seat 7: Greenstone25 (7142 in chips)
Seat 8: ShankingYou (6552 in chips)
Seat 9: dapalma150 (7430 in chips)

Seat 1, que é UTG+3 pushes, todo mundo folda até eu em SB. Com qual range devo pagar com meus 6,5 BBs? 35.1%(22+ Ax+ K3s+ K9o+ Q6s+ QTo+ J8s+ JTo T7s+ 97s+ 86s+ 76s 65s) das mãos(!!!). Eu tinha QJo e obv foldei, mas na hora já me surgiu a dúvida. Realmente é um range gigante de call. O que deixa esse range bem loose é também os big antes(20% do bb). Considerando um ante de 10% o big, nosso calling range já diminuia pra 22.5%(22+ A2s+ A6o+ K9s+ KJo+ Q9s+ QJo J9s+ T9s ). Anyway, é uma loucura quantos novos spots lucrativos conseguimos através desse estudo. Agora, quero ver ter coragem de sair pagando com todas essas mãos. Vou precisar de um pouco mais de tempo para me convencer disso, mas estou empolgado.

Mudando de assunto. Se meu jogo shortstack ficou mais loose, tanto em shoves, mas principalmente com os calls, minha grande sacada das últimas duas semanas foi de jogar mais tight pré-flop, com stacks mais folgados. Em começo de torneio, vale a pena jogar tournament poker como cash games, jogando solto quando há mãos, oponentes e situações adequadas ou tight, caso contrário. Em metade de torneio, acredito q ainda seja possível imprimir um jogo mais loose, principalmente pq ainda há jogadores mais fracos, mais tights e que talvez estejam esperando pelo ITM ou pelo par de AA. Mas pro final, poucos tights sobram e então a mesa vira fireworks. Cada qual quer passar por cima do outro e não está valendo a pena se envolver na ação com mãos fracas. Tá valendo esperar por uma mão boa, pq ação quase sempre teremos. Estou me divertindo mais e me estressando menos, sem contar que estou ganhando mais também. Um dos princípios básicos do poker é fazer o contrário do que a mesa está fazendo. E tá todo mundo agredindo, então tighten up.

Por último, disputei o 50k de POA e foi um torneio bem legal. Bem organizado, pessoas bacanas e cadeiras confortáveis. Tive um boa atuação e fiz FT. Cheguei até a mesa semi final, sem flipar, sem suckouts e indo all-in apenas uma vez. Na bolha da FT, tive sorte quando empurrei QTs e peguei AQo por todas minhas fichas, mas só. Cheguei na FT inteiro, na média, mas infelizmente perdi um flip e depois perdi AQo < A7s. Caí em oitavo, perdi meu domingo online, mas gostei de ter chegado em um live(aleluia).


Bora!

12 comentários:

André "ToLiso" disse...

Opa João, parabéns pelo seu jogo, sempre acompanho o seus resultados... gostaria de saber se você pode me indicar o site aonde vc consegui os vídeos e a planhilha de cEV Open Shove... obrigado...

email: andrelucena@globomail.com

MikGeiss disse...

Dae João, tranquilo? Primeiro parabéns pelo prêmio FLOP e pelos ótimos artigos do blog. Venho acompanhando seu jogo desde que descobri q havia um ex-colega de UFRGS q virou jogador profissional de poker, agora a pergunta derradeira.E coach?Já passou na tua cabeça começar ? Abraço e GL

Véio disse...

Grande joao....bom post como sempre....cara q tu pensa dos shoves light mesmo com menos d 10bb do button, sb ou até do cuttof.....visto q o call range dos cara ta bem mais amplo ja q td mundo ta shovando light...ta valendo a pena ainda fazer isso
Abraço

João Mathias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Mathias disse...

André, obrigado cara. O site é pokerpwage.com. Lá tem os vídeos e planilhas...

Micael, obrigado. Eu me sinto mais um jogador que um professor. Meus objetivos vou conseguir atingir só jogando e dar coach não parece me encurtar passos. Por enquanto não tenho planos.

Ty Véio! Normalmente se deve mandar seguindo as planilhas, pq essas jogadas não podem ser exploradas pelos outros jogadores, mesmo q eles soubessem que range de maos tu tá mandando.
Há algumas situações que tu pode mandar mais, tipo contra jogadores tights e fracos em situaçoes de bolha.

Abraço galera.

Anônimo disse...

Gl joão, assim que é um verdadeiro profissional no que faz, sempre atras de melhorar, aprender e lucrar mais.

Esse conceito seria baseado na tabela Nash, tem sido muito falada recentemente, to estuando sobre ela tb.Abraço VinnyCout

Unknown disse...

fala joão! ótimo post de novo... sobre essa planilha que tu falou que tem no pokerpwnage, eu tenho assinatura lá, tu pode me explicar onde tá essa parada?
valeeu forte abraço

Grind3rBR disse...

e ai joão ta ai meu msn ... abraço brow
leo_amaral22@hotmail.com

João Mathias disse...

Valeu Vinny, ambos estamos no caminho certo então.

Gabriel é no fórum do site. Faz uma pesquisa lá, não tenho mais ctza do link. Poderia te mandar tbm.

Tá add, Amaral.

Guilherme disse...

Grande mestre,parabéns ae pelos results,cara,qndo se trabalha forte eles aparecem naturalmente.Queria saber se essa planilha tu recomenda pra qual nivel de buy-in?Grande abraço e dale 2011!!

Little Grinder disse...

Joao torço muito por vc e gostaria de saber se agora em 2011 esses bons resultados tem haver com a aplicação dos conceitos das planilhas e adaptações

Guilherme Schüler disse...

Salve joaoMathias, sempre te acompanho nas mesas! Ontem mesmo acompanhei no Big $109 e super tuesday!
É uma pena que não tenha atualizado mais o blog!
Eu também tenho meu blog, ainda sou amador no poker, mas já possuo alguns resultados e gostaria muito de aprimorar meu jogo e por isso gostaria de saber se você oferece algum sistema de coach?

Obrigado!

Guilherme 'schulerlaco' Schüler
schulerlaco.blogspot.com.br